Notícias

Quando a nossa 
instituição é notícia...


São José, 02/10/2012.
Jornal comunitário da destaque as atividades e a organização do CEM São Luiz.








São José, 30/08/2012.

Foi publicado no site da Prefeitura de São José notícia comentando a publicação da revista "Gestão Escolar", da editora Abril, sobre a nossa instituição. Leia abaixo a matéria.


Ensino Integral: exemplo de escola da rede municipal de São José é destaque na edição da Revista "Gestão Escolar"

Publicação aborda modelo do CEM São Luiz para definição dos horários
A ampliação do tempo dos alunos na escola é assunto em todo o país. O Plano Nacional de Educação estabelece que 50% dos alunos de escolas públicas brasileiras estudem em período integral até 2020. Por isso, a edição de agosto/setembro da revista de circulação nacional “Gestão Escolar”, da editora Abril, apresenta como reportagem de capa a temática: “5 Soluções para o Ensino Integral”.
Como essa mudança exige reorganizar a estrutura com: alimentação escolar, novas atividades, adaptação de espaços e aprimoramento da formação dos professores, a equipe da revista “Gestão Escolar” visitou unidades escolares em diferentes regiões brasileiras para conhecer exemplos de sucesso e mostrar soluções para enfrentar os desafios.
Em São José, a experiência do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz é apontada como exemplo no quesito “Definição de horários”. “Até o ano passado, todas as aulas tinham 45 minutos. No começo deste ano, quando foi ampliada a carga horária, Xadrez, Dança, Arte Visual e Música foram previstas seguindo essa regra. No entanto, os professores notaram que as atividades propostas ganhavam ritmo e envolviam mais os alunos justamente quando o sinal já estava para tocar, Após discutir o assunto com a coordenação pedagógica, a direção decidiu ampliar o tempo de algumas atividades para uma hora e meia. Deu certo para as três primeiras, Bem tanto para Música: as crianças se mostravam mais dispersas depois da metade da aula. Ela, então, voltou a ser dividida em dois períodos de 45 minutos”, descreve a reportagem. A edição de agosto/setembro da revista “Gestão Escolar” já está nas bancas.
A orientadora educacional do CEM São Luiz, Cris Junckes, ressalta que desde que o projeto foi implantado já percebe uma evolução na educação dos estudantes. “Com a educação integral as crianças estão muito mais motivadas para irem para a escola e isso reflete diretamente no aprendizado”.
Para o Secretário de Educação, Domingos Bergamin, a divulgação das ações do CEM São Luiz na educação integral em revista de renomada importância para a área demonstra que o município está sendo referência no assunto em nível nacional. “Em São José, já são três as unidades escolares da rede municipal de ensino de São José que oferecem educação em período integral para estudantes do 1º ao 3º ano, são eles: Centros de Educação Municipais São Luiz e Santa Terezinha e a Escola Básica Municipal Prof. Altino Corsino da Silva Flores. Além disso, outras 12 contam com o Programa Mais Educação, atendendo 1.400 alunos com atividades no contraturno escolar”, cita.
A diferença do Educação Integral para o Mais Educação é que o primeiro trabalha com currículo integrado nos dois turnos, enquanto no Mais Educação a oferta de atividades extracurriculares é feita no horário oposto às aulas, sendo uma opção para os estudantes frequentá-las.

Unidades escolares com Educação Integral
Ensino Fundamental
Centro de Educação Municipal São Luiz
Centro de Educação Municipal Santa Terezinha
Escola Básica Municipal Prof. Altino Corsino da Silva Flores
Unidades Escolares com Mais Educação
Centro Educacional Municipal Antônio Francisco Machado
Centro Educacional Municipal Araucária
Centro Educacional Municipal Jardim Solemar
Centro Educacional Municipal José Nitro
Centro Educacional Municipal Maria Hortência Pereira Furtado
Centro Educacional Municipal Renascer
Centro Educacional Municipal Morar Bem
Centro Educacional Municipal Santa Terezinha
Centro Educacional Municipal São Luiz
Centro Educacional Municipal Vila Formosa
Centro Educacional Municipal Governador Vilson Kleinubing
Escola Básica Municipal Prof. Altino Corsino da Silva Flores
SECRETARIA EXECUTIVA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Veja a matéria no site da Prefeitura de São José e mais informações sobre ensino integral na web page da revista "Gestão Escolar" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário